segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Insônia e sabiás

Acordo às 5h da manhã, completamente sem sono, e, passados alguns minutos, percebo que não estou só. Os sabiás me fazem companhia. Lá de baixo, das lindas árvores da República eles comemoram a primavera. Motivos temos de sobra, eu e eles, para estarmos felizes e até agitados. Depois de um inverno chuvoso, cinza, os dias agora têm mais cores, mais beleza, mais emoção e, com certeza, mais amores. Não há como não se render a esta estação. As flores cobrem as calçadas, as janelas, as árvores. Porto Alegre veste-se de roxo, rosa e amarelo dos pés a cabeça.
Os sabiás, sensíveis a tudo isto, reagem. E desde muito cedo iniciam a sinfonia animada que toma conta de todos os bairros da cidade. Às 4h já é possível ouvi-los, empolgados, cantarolando um repertório tão manjado quanto o do rei Roberto Carlos, mas que emociona do mesmo jeito. 
É claro que para os insones torna-se difícil voltar a dormir. É fechar os olhos e a festa continua. Não basta para a passarinhada cantar de dia. No meio de toda a poluição sonora, como vão ser ouvidos? Durante a madrugada, destacam-se e fazem serenata. Pensando bem,  quem sofre de insônia, deveria sentir-se privilegiado. Não é sempre que se assiste a um espetáculo assim, de graça, ao vivo e sem sair da cama!! Melhor então eu ir dormir logo. Quem sabe dou sorte de perder o sono e festejar com meus companheiros sabiás a maravilhosa primavera gaúcha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário